O sofá é um dos móveis mais importantes de uma casa, ele é a estrela da sala, um dos primeiros ambientes que vemos ao entrar, mas, além disso, é nele que memórias familiares são construídas.
Seja as noites de filmes, as novelas acompanhadas, ou os momentos de tensão do esporte às quarta-feiras, é esse o companheiro que confortavelmente nos acolhe. Será que sabemos manter nosso sofá limpo?
Entenda a seguir como higienizar o seu sofá, desde a limpeza de rotina até como limpar um sofá que está muito sujo.
Como higienizar o sofá no dia a dia:
O primeiro passo que devemos seguir na limpeza de estofados é saber como higienizar o sofá. A rotina do dia a dia faz uma grande diferença para que o estofado não fique encardido.
Separamos algumas dicas para a manutenção do seu sofá que manterão ele limpo e aumentarão a vida útil dele:
- Aspiração regular, o aspirador é o melhor amigo do sofá, procure aspirar uma vez por semana, ou mais se tiver animais de estimação, ou crianças;
- Remoção de manchas, derrubou algo? Quanto mais rápido você agir, mais fácil será remover a mancha, lembre de utilizar produtos de limpeza específicos para o tipo de tecido e não esfregue!
- Ventilação, sempre que possível, abra as janelas para permitir a circulação de ar e reduzir a umidade;
- Limpeza profissional, contrate uma empresa especializada em limpeza de estofados a cada 6 meses ou quando necessário, a limpeza profissional garante a remoção de ácaros, bactérias e outros alérgenos.
Limpeza profunda de sofá
A tentação nesse momento é procurar receitas “caseiras” para a limpeza do sofá, acontece que por seu material e natureza de uso, esse móvel precisa de higienização profunda que vai além da sujeira que vemos ao olho nu.
Pode ser por estar encardido, ou por não receber uma limpeza profissional há algum tempo, o sofá precisa ser higienizado com os produtos e processos certos, nesse caso é sempre recomendado a limpeza profissional.
Receitas caseiras, com vinagre, por exemplo, são inefetivas e podem prejudicar a saúde da sua família ou a vida útil do estofado dependendo do tipo de “misturinhas” feitas.
Para quem decide realizar a limpeza sozinho, pesquise e escolha os produtos corretos realizando os processos indicados. Como realizar a limpeza profunda do estofado:
- Aspire completamente: utilize um bocal adequado para remover toda a sujeira, pelos de animais e migalhas;
- Retire as manchas: antes de iniciar a limpeza geral, trate as manchas específicas com produtos adequados ao tipo de tecido;
- Prepare a solução de limpeza: a escolha do produto dependerá do tipo de tecido do sofá;
- Aplique a solução: utilize o material indicado para o sofá e conforme o produto escolhido;
- Enxágue: retire o excesso de produto com um pano limpo e úmido;
- Seque: utilize um ventilador ou deixe o sofá secar naturalmente em um local bem ventilado, não use secadores.
!IMPORTANTE!
- Leia as instruções do fabricante antes de iniciar a limpeza, consulte o manual do seu sofá e as instruções do produto escolhido para verificar as recomendações;
- Teste o produto em uma área discreta: aplique uma pequena quantidade de produto em uma área do sofá para verificar se não desbota ou danifica o tecido;
- Evite o excesso de água que danifica o enchimento do sofá e causa mofo;
- Profissionais especializados: para sofás muito sujos ou com tecidos delicados, considere contratar uma empresa especializada em limpeza de estofados.
O que não usar para limpar o sofá:
Antes de iniciar a limpeza, um bom caminho é saber o que pode ou não ser usado no sofá, isso sempre depende do tecido e fabricação.
O manual do estofado e sua etiqueta sempre devemos ser consultados. A etiqueta em tecidos costuma indicar a melhor forma de limpeza adotada para eles, se será a seco, com solventes ou não, que produtos podem ser usados e mais.
Em geral, evite:
- Alvejante: mesmo diluído, ele pode descolorir e danificar o tecido;
- Produtos abrasivos: pó de limpeza, esponjas ásperas e escovas duras arriscam arranhar o tecido;
- Solventes: acetona, álcool e outros solventes podem danificar as fibras do tecido;
- Produtos à base de óleo costumam deixar manchas e atrair mais sujeira.
Além disso, não cometa esses erros:
- Esfregar com força: danifica as fibras do tecido e espalha manchas;
- Utilizar água em excesso: estraga o enchimento do sofá e causa mofo;
- Usar produtos não indicados para o tipo de tecido;
- Aplicar água quente: causar o encolhimento e a deformação do tecido.
Limpeza de sofás em Curitiba e região metropolitana.
A ABIL LIMPEZA é especialista em limpeza e higienização de estofados. Há mais de 30 anos cuidando da limpeza e bem-estar do seu lar.
Alguns de nossos serviços:
- Limpeza de sofás, poltronas e cadeiras;
- Higienização de carpetes e tapetes;
- Limpeza e higienização de colchões;
- Limpeza interna de veículos.
Conte com a ABIL LIMPEZA para deixar seu ambiente mais limpo, saudável e agradável. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.